Os melhores gestores afirmam que os recursos humanos (RH), ou seja, as pessoas, são o bem mais valioso de uma empresa. É por isso importante investir na sua gestão, tornando-a uma prioridade.

Porque deve apostar na Gestão de RH? 

Atualmente, a área de Recursos Humanos é cada vez mais valorizada e tem vindo a ganhar um espaço mais alargado nas empresas. 

Uma entidade, grande ou pequena, integra em si um número, maior ou menor, de pessoas diferentes entre si. Quer em idade, quer no seu próprio perfil e competências, quer no método de trabalho.  

É aqui que surge o desafio: é necessário analisar todas estas diferenças de modo a alinhá-las para que a boa produtividade, desempenho e, consequentemente, os bons resultados sejam alcançados.  

 

Uma boa gestão de recursos humanos é regida por vários pontos, tais como: 

 

1 – Motivação 

Qualquer empresa que tenha como objetivo ir mais além sabe que precisa de ter consigo colaboradores motivados. A motivação leva a um melhor desempenho, o que consequentemente traz melhores resultados. 

2 – Trabalho em Equipa 

O trabalho em equipa é indispensável a qualquer organização que tenha mais que um colaborador a integrar o seu quadro. É então imprescindível que se proporcione o ambiente e as ferramentas necessárias para que tal aconteça da melhor forma, favorecendo o crescimento individual e coletivo e assegurando o bom ambiente laboral. 

 3 – Comunicação 

Uma boa comunicação entre todos é essencial, principalmente entre os colaboradores e a chefia. Deve abrir-se um espaço saudável onde haja a possibilidade de troca de ideias, críticas e os tão necessários elogios.  

Isto vai fazer com que as possíveis barreiras que possam existir sejam quebradas.  

4 – Formação 

Limitações podem vir a ser um entrave nos resultados da empresa. 

É por isso importante que se estimule a constante formação dos colaboradores e o seu desenvolvimento, apostando por exemplo em novos cursos e workshops que trarão novas valências. 

 

Benefícios de uma boa e correta prática de gestão de Recursos Humanos. 

– Contratações mais acertadas para a sua empresa 

Inicia-se o processo de recrutamento e seleção quando há a necessidade de inserir um novo profissional numa determinada função. Havendo uma boa gestão de Recursos Humanos este processo torna-se muito mais eficiente, pois certamente que os objetivos da entidade já foram traçados e alinhados. Isto permite selecionar o candidato adequado de uma forma certeira, reduzindo custos. 

Prossupõe-se que o candidato ideal para a função, para além dos requisitos necessários, tenha um perfil compatível com a missão e os valores da empresa.
Caso contrário há uma grande possibilidade de se desencadear um novo processo de recrutamento. 

 

– Aumento da produtividade e da motivação dos seus colaboradores  

Os recursos humanos desempenham um papel bastante importante no que toca à motivação dos colaboradores. Partindo deste ponto são várias as medidas que podem ser postas em prática para que todos se sentiam valorizados, ouvidos e principalmente, motivados.  

Uma mais valia é que se promova pesquisas de satisfação abrindo espaços para feedbacks constantes, onde haja o à-vontade necessário para que os colaboradores exponham as suas ideias, pontos positivos e negativos sem receios de puderem vir a ser sancionados de alguma forma.

Neste ponto a atuação da chefia é fundamental uma vez que a mesma deve facilitar a comunicação, dar feedbacks, e incentivar a que a equipa se desenvolva cada vez mais. 

Outra das medidas que pode vir a ser tomada é a promoção de eventos e ações de team building com o intuito de estimular a socialização entre colegas de trabalho, promovendo assim o bom ambiente laboral. 

 

– Formação e Desenvolvimento dos colaboradores 

Independentemente do cargo que desempenhe ou do tempo que já integre a equipa, qualquer colaborador precisa de estar em constante desenvolvimento no que toca à sua formação e habilidades para se adaptar às constantes novidades e avanços do mercado.  

Cabe ao departamento de Recursos Humanos garantir que os colaboradores tenham as ferramentas e os conhecimentos necessários para desempenharem as suas funções de forma a melhorar a sua performance. O constante crescimento incentiva os colaboradores e faz com que a empresa desenvolva novos talentos. 

 

A união de cada um destes elementos e medidas são positivos para a organização da empresa e possibilita o mais importante: o alcance de melhores resultados.
É então essencial que se valorize cada vez mais o departamento de Recursos Humanos e que deste façam parte profissionais qualificados e capacitados para levar a cabo a sua missão e objetivos.